Poesia - Aldo Votto

Mad Tristan ~ Salvador Dali
Minha vida

Para Nelly Guido

Amei.

Se tivesse que contar em uma só palavra
As oitenta voltas que dei em torno do sol
Não teria dúvidas de eleger o verbo total
Em que fui envolvida e foi minha redenção.

Amei. Amei a vida. Amei amar.

Amei, sim. Mas também lutei. Combati.
Desassombrei minha fragilidade.
Fui à rua. Construí meu caminho novo.

Fui mulher adiante da minha circunstância
Com poucas outras que se puderam livres
Num tempo de dependência e restrição
Me quis e me fiz emancipada para amar

Recebi e aceitei com gratitude
O dom de viver e de amar viver.
Tive a companhia memorável
De um homem que também amou
E o amor dele, por sua vez, mais amor gerou

Hoje não sou mais eu apenas.
Sou os meus amores todos.
O amor fraterno do meu sangue.
O amor ultramoderno da minha alma
O amor materno da minha carne
O amor eterno dos meus pais.

E se me perguntarem, por hoje ser uma anciã,
Se a existência valeu meus tantos ais
Contestarei feliz, realizada e plena:
Amei. Amei, e do meu amor nasceu o amor a cada manhã.

Preciso dizer mais?